SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Produtivismo acadêmico: representação da universidade como espaço de reprodução socialO papel do Ciência Sem Fronteiras na inclusão social: análise interseccional do perfil dos beneficiários do programa na Unicamp índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

TUMENAS, Felipe. Financiamento das universidades líderes nos rankings internacionais, um caminho para as universidades públicas brasileiras?. Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.1, pp.270-287. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000100015.

As universidades públicas brasileiras enfrentam desafios no seu financiamento. Cortes e contingenciamentos vêm ao mesmo tempo de uma maior cobrança por pesquisas, internacionalização e desempenho nos rankings internacionais. Propostas para a solução desse dilema se baseiam em ideias isoladas de financiamento de universidades internacionais. Este artigo levanta as principais fontes de receitas das universidades líderes nos rankings internacionais. Através da análise dos relatórios anuais do período de 2014 a 2018, é possível ver que não existe um padrão único de financiamento nessas universidades. Ademais, a fonte de receita com maior relevância dessas universidades é pesquisa e grande parte da receita de pesquisa vem de financiamento público, o que indica que qualquer solução para a questão do financiamento das universidades deve incluir uma participação ativa do estado e que a busca de possíveis caminhos de financiamento em instituições internacionais deve ser feita com extrema cautela.

Palabras clave : Gestão universitária; Rankings universitários; Financiamento universitário.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )