SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Práticas de gestão do conhecimento na avaliação de cursos de graduação do INEP/MECFormas de ingresso em perspectiva comparada: por que o SISU aumenta a evasão? O caso da UNB índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

MINOTTO NETO, Atilio; CORSO, Leandro Luis  e  COSTA, Guilherme Holsbach. Uma métrica para avaliação da ocupação docente em instituições de ensino superior. Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.2, pp.424-445. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000200005.

A gestão da ocupação docente em instituições de ensino superior é um problema que afeta universidades públicas e, principalmente, as privadas. Uma distribuição justa de tarefas aos docentes repercute diretamente na qualidade do ensino, na produção de conhecimento, na sustentabilidade institucional e, principalmente, na saúde dos docentes. Neste trabalho é proposto um método para avaliação da composição da carga de trabalho com base em uma ferramenta chamada Processo Analítico Hierárquico, visando a equidade em termos de carga de trabalho (o que não significa o mesmo que equidade das cargas-horárias nas diferentes atividades docentes). Como principal contribuição, é proposta uma métrica, chamada Coeficiente de Carga de Trabalho, que pode ser facilmente adaptada a realidade de cada instituição. Apesar das bases matemáticas, quando implementada computacionalmente, a utilização dessa métrica passa a ser simples e acessível a gestores de qualquer formação.

Palavras-chave : Carga de trabalho; Ocupação docente; Processo analítico hierárquico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )