SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Entrance systems in comparative perspective: why does SISU increase drop out rates? The UNB caseBurn-out Syndrome: A look into the professor’s professional exhaustion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

ROSA, Marluza da. Leis e leituras: análise do discurso institucional sobre as “reformas universitárias” no Brasil e na França (2003-2013). Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.2, pp.461-482. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000200007.

Este artigo toma como objeto de estudo o discurso institucional sobre a Universidade e analisa dizeres em produção e circulação durante uma década que marca o desenrolar da proposta de uma expansão universitária no Brasil. Relaciona-se esse cenário ao mesmo período, na França, por meio de um olhar que incide sobre textos de leis de ambos os países. Apresenta-se, assim, uma noção de discurso institucional que, a partir dos textos oficiais, possibilite (re)pensar as instituições e seus discursos em funcionamento. Com base nos pressupostos teórico-metodológico-analíticos dos estudos discursivos, este paralelo visa a dialogar com as discussões sobre as políticas e práticas que permeiam o ensino superior e a pesquisa acadêmica em nossos dias.

Keywords : Ensino superior; Reforma universitária; Discurso institucional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )