SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Expansão da pós-graduação nas IFES em MS: uma análise das condições materiais e simbólicasUm método correto para calcular o indicador de valor agregado IDD do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

TEIXEIRA, Maria Daniele de Jesus  y  QUITO, Fábio de Moraes. Taxas longitudinais de diplomação, evasão e trancamento: método para análise da trajetória discente na educação superior. Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.2, pp.546-567. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000200011.

Diante da necessidade de conhecer a realidade das instituições de ensino superior, foram desenvolvidos uma multiplicidade de índices acadêmicos com diversas metodologias. No entanto, nota-se escassez de métodos que descrevam com detalhes a trajetória de discentes com múltiplos períodos de ingresso. Neste sentido, este artigo tem como objetivo sistematizar e aplicar uma metodologia para analisar a trajetória longitudinal das turmas no que tange à diplomação, evasão e trancamento, de acordo com ano de ingresso e o prazo de integralização dos cursos no decorrer de 10 anos (2008 a 2017). Para tal, algumas metodologias de fluxo foram adaptadas, dividindo as turmas por ano de ingresso e padronizando o período de integralização. Os resultados permitem analisar a trajetória dos discentes no período mínimo e máximo de integralização, assim como comparar os valores com taxas já publicadas, possibilitando maior conhecimento da realidade, disponibilizando instrumentos mais adequados para balizar o planejamento de políticas de desenvolvimento institucional.

Palabras clave : Método; Indicadores acadêmicos; Prazo de integralização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )