SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Internacionalização e pós-graduação: a política de editais da Capes (2005-2018)Modelos de governança corporativa e indicadores econômico-financeiros de Instituições de Educação Superior privadas: uma análise do mercado de capitais brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

FERNANDES, Vivian Duarte Couto; MIRANDA, Gilberto José; ALEXANDER, Nicola  e  PEREIRA, Janser Moura. Valor-agregado no Ensino Superior: uma nova metodologia para os cursos de graduação no Brasil. Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.2, pp.606-628. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000200014.

Dentre os indicadores de qualidade divulgados pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) no Brasil, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) tem a proposta de mensurar a contribuição do curso para o desempenho do estudante durante a sua graduação. Esta pesquisa oferece uma nova metodologia de cálculo para o IDD (Modelo IDD-VDCF), examinando os fundamentos filosóficos e estatísticos das medidas de qualidade, com foco naquelas que capturam o valor agregado como um crescimento do conhecimento do estudante. A pesquisa incluiu uma amostra de 30.668 estudantes provenientes de 911 cursos de graduação em Ciências Contábeis no Brasil. A inserção das variáveis de controle (ao nível do estudante e da instituição) reduziu o viés da estimação do IDD associado à seleção do estudante em cursos específicos de Ciências Contábeis. Os resultados chamam atenção para a necessidade de se considerar o contexto de aprendizagem dos estudantes quando se quer comparar o desempenho entre instituições com base em testes padronizados. A maior contribuição deste trabalho é o desenvolvimento de uma medida que esclarece melhor qual é a contribuição do curso para o desempenho do estudante e o que é apenas um reflexo da capacidade prévia deste estudante.

Palavras-chave : Modelos de valor agregado; Resultados de Aprendizagem; Medidas de qualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )