SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Curriculum and Creativity in Higher Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

MOURA, Stephanie Tonn Goulart; PETRI, Jéssica Taís; BIANCHI, Christine Elena  and  KROENKE, Adriana. Competências dos docentes no ensino superior. Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.3, pp.658-677. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000300002.

Na literatura, é possível detectar um distanciamento da academia com as competências exigidas no mercado de trabalho. Esse distanciamento, pode ser considerado um fator que influencia diretamente no desempenho dos alunos em sala de aula. O conhecimento prático deve partir do professor para que então as competências possam ser desenvolvidas nos alunos. Neste sentido, o objetivo deste estudo é investigar a percepção dos discentes sobre as competências dos docentes, durante o processo de ensino e aprendizagem. A amostra correspondeu a 162 discentes de duas instituições de ensino superior. Para análise, foi utilizada a análise fatorial, a fim de identificar fatores comuns entre as variáveis. Os resultados identificados nesta pesquisa indicam que as competências dos professores estão divididas em seis domínios: Relacionamento, Conhecimento, Conduta, Interesse, Organização e Integridade. Estas dimensões são consideradas na literatura como características de um bom professor. Como contribuição este estudo desmembra a análise da competência do docente no processo de ensino aprendizagem, e propõem fatores específicos do C.H.A que podem ser utilizados em instrumentos de mensuração futuros.

Keywords : Competências; Processo de ensino e aprendizagem; Instituição de ensino superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )