SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Professors’ competences in higher educationPublic policy of interiorization and affirmative action: a possibility of expanding instrumental and substantive freedoms for resident populations of the coast of Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

GARCIA, Joe. Currículo e Criatividade na Educação Superior. Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.3, pp.678-698. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000300003.

Este artigo apresenta uma investigação qualitativa teórica sobre currículo e criatividade na educação superior. A expressiva expansão desse nível de ensino, em diversos países industrializados, originou uma ampla agenda de pesquisas sobre a formação universitária, que englobam diversas questões a indagar, tais como sobre a educação para a criatividade. É nesse contexto que situamos esta investigação, que tem por objetivo analisar um conjunto de princípios para orientar o currículo, tendo em perspectiva sustentar o desenvolvimento da criatividade dos estudantes em cursos de graduação. Nas seções de fundamentação teórica do texto, são exploradas questões sobre criatividade e currículo, bem como o pensamento de teóricos destacados na literatura educacional internacional sobre tais temas. Na parte principal do artigo são apresentados e analisados três princípios teóricos gerais para orientar a elaboração de currículos da graduação, na perspectiva da educação para a criatividade. Eles foram sintetizados de um conjunto recente de investigações teóricas sobre currículo e criatividade na educação superior, com o auxílio de um método de análise qualitativa temática aplicada a um conjunto recente de investigações teóricas sobre currículo e criatividade na educação superior. Os princípios elaborados referem-se tornar o currículo aberto, líquido e inspirado em transdisciplinaridade. Segundo as análises teóricas do artigo, tais proposições trariam mudanças no alcance dos currículos da graduação, na sustentação do desenvolvimento da criatividade dos estudantes.

Keywords : Educação superior; Criatividade; Currículo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )