SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Currículo e Criatividade na Educação SuperiorInovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

BIANCHINI, Daniela; SULZBACH, Mayra Taiza  e  QUADROS, Diomar Augusto de. Política pública de interiorização e de ação afirmativa: uma possibilidade de ampliação de liberdades instrumentais e substantivas da população residente no litoral do Paraná. Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.3, pp.699-717. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000300004.

Resumo: O artigo tem como propósito refletir sobre o acesso da população local à educação superior por meio da existência de uma instituição no local e essa com Ações Afirmativas, a luz do desenvolvimento humano de Amartya Sen. De maneira específica, a implantação do Campus Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2005, no município de Matinhos, e as políticas internas da UFPR e da Lei de Cotas do Governo Federal. A principal fonte de informação utilizada foram os dados socioeducacional das inscrições ao vestibular e das matrículas disponibilizados pelo Núcleo de Concursos da UFPR. A UFPR no Litoral do Paraná alteraram o leque de oportunidades de acesso à educação superior para a população local, possibilitando a ampliação das liberdades instrumentais desta população, e possivelmente por meio da educação superior, as liberdades substantivas.

Palavras-chave : Educação superior; UFPR Litoral; Oportunidades sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )