SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Public policy of interiorization and affirmative action: a possibility of expanding instrumental and substantive freedoms for resident populations of the coast of ParanáThe Brazilian’s academic productivity evaluation policy from the researchers' perspective: a meta-synthesis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

MARQUES, Humberto Rodrigues; CAMPOS, Alyce Cardoso; ANDRADE, Daniela Meirelles  and  ZAMBALDE, André Luiz. Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.3, pp.718-741. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000300005.

O aprendizado ativo constitui como um novo paradigma na educação de qualidade, colaborativa, envolvente e motivadora, corroborando no ensino-aprendizagem, dado que a educação não pode mais ser considerada uma prática simples. Diante dessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo identificar como as metodologias ativas estão sendo aplicadas nas instituições de ensino atuais. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura sobre o conceito de métodos de ensino ativo nos últimos 10 anos. As descobertas oferecem recomendações teóricas, dado que proporciona um panorama acerca do tema, e práticas, uma vez que apresenta um primeiro caminho para os profissionais utilizarem esses métodos, como características, metodologias ativas existentes, disciplinas aplicáveis, entre outros.

Keywords : Metodologia ativa; Ensino-aprendizagem; Revisão sistemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )