SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3The Brazilian’s academic productivity evaluation policy from the researchers' perspective: a meta-synthesisContributions and adaptation of the Canadian matrix to measure the return on investment in health research under the Oswaldo Cruz Foundation graduate program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

VIEIRA, Kelmara Mendes; VISENTINI, Monize Sâmara  and  PEGORARO, Daniela. Percepção da transparência no ensino superior: um olhar além dos aspectos legais. Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.3, pp.759-780. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000300007.

O objetivo principal do estudo é o de avaliar como as partes interessadas de uma Instituição de Ensino Superior (IES) percebem, para além dos aspectos legais, as práticas de transparência que nela estão sendo aplicadas, considerando as características das informações divulgadas, bem como da transparência em si. Também são avaliadas as percepções dos usuários dos canais de atendimento ao cidadão, como e-sic e ouvidoria, quanto às características das informações e da resposta recebidas. Uma metodologia de avaliação (índices) dessas três dimensões de percepção (informações, transparência da instituição e resposta recebida) é desenvolvida e testada com 1070 stakeholders da IES, por meio da aplicação de um questionário estruturado, validado por especialistas. Os resultados para o Índice de Percepção da Informação indicam que a instituição apresenta informações adequadas e o Índice de Percepção da Transparência permitiu a classificação da instituição no nível bom. Quanto à percepção das respostas recebidas, uma parcela dos usuários não obteve a resposta esperada (solicitação atendida no prazo), mas, no geral, a maioria percebe a resposta recebida como adequada. Conclui-se que, de maneira geral, a IES investigada tem uma boa avaliação da transparência por parte de seus stakeholders. O instrumento e a metodologia desenvolvidos neste estudo podem ser aplicados em diferentes instituições para a avaliação da transparência.

Keywords : Informação; Percepção; Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )