SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Transparency perception in higher education: an analysis beyond legal aspectsInternationalize for what? The rationales for public institutions of higher education in Ceará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

BONFIM, Marilyn  and  ARAUJO-JORGE, Tania. Contribuições e adaptação da matriz canadense para mensuração do retorno do investimento em pesquisa em saúde no âmbito da pós-graduação da Fundação Oswaldo Cruz. Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.3, pp.781-799. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000300008.

Este artigo apresenta a adaptação da matriz e indicadores para mensuração do retorno de investimento em pesquisa em saúde, para avaliação de um programa de indução à pesquisa, no âmbito de 16 cursos de doutorado da Fundação Oswaldo Cruz, uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria. A matriz canadense se mostrou adequada para avaliação dos resultados do programa, em virtude dos atributos como flexibilidade, amplitude e profundidade, contemplando abordagens quantitativas e qualitativas. Para adaptação, foram consideradas as cinco dimensões avaliativas, bem como seus indicadores e métricas, critérios como validade, relevância, disponibilidade, custo e tempo de coleta de dados, orientaram a adaptação ao contexto brasileiro e ao objeto de estudo. Como resultado apresenta-se a matriz adaptada, os indicadores, assim como a fonte de coleta de dados e forma de análise dos dados. Ressalta-se a relevância deste estudo como contribuição à crescente demanda acadêmica e da sociedade civil por avaliação do investimento de recursos públicos em pesquisa.

Keywords : Avaliação em saúde; Pesquisa em saúde; Pós-graduação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )