SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Percepção da transparência no ensino superior: um olhar além dos aspectos legaisInternacionalizar para quê? As razões de instituições públicas de ensino superior no Ceará índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

BONFIM, Marilyn  y  ARAUJO-JORGE, Tania. Contribuições e adaptação da matriz canadense para mensuração do retorno do investimento em pesquisa em saúde no âmbito da pós-graduação da Fundação Oswaldo Cruz. Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.3, pp.781-799. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000300008.

Este artigo apresenta a adaptação da matriz e indicadores para mensuração do retorno de investimento em pesquisa em saúde, para avaliação de um programa de indução à pesquisa, no âmbito de 16 cursos de doutorado da Fundação Oswaldo Cruz, uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria. A matriz canadense se mostrou adequada para avaliação dos resultados do programa, em virtude dos atributos como flexibilidade, amplitude e profundidade, contemplando abordagens quantitativas e qualitativas. Para adaptação, foram consideradas as cinco dimensões avaliativas, bem como seus indicadores e métricas, critérios como validade, relevância, disponibilidade, custo e tempo de coleta de dados, orientaram a adaptação ao contexto brasileiro e ao objeto de estudo. Como resultado apresenta-se a matriz adaptada, os indicadores, assim como a fonte de coleta de dados e forma de análise dos dados. Ressalta-se a relevância deste estudo como contribuição à crescente demanda acadêmica e da sociedade civil por avaliação do investimento de recursos públicos em pesquisa.

Palabras clave : Avaliação em saúde; Pesquisa em saúde; Pós-graduação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )