SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Contribuições e adaptação da matriz canadense para mensuração do retorno do investimento em pesquisa em saúde no âmbito da pós-graduação da Fundação Oswaldo CruzRankings acadêmicos internacionais nas mídias de duas universidades de pesquisa brasileiras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

TEIXEIRA, Linnik Israel Lima et al. Internacionalizar para quê? As razões de instituições públicas de ensino superior no Ceará. Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.3, pp.800-821. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000300009.

A internacionalização do ensino superior ganhou grande repercussão nas universidades brasileiras, que passam a ter cada vez mais inserção no cenário científico e acadêmico internacional, evidenciada pelos rankings elaborados por organismos internacionais. Dado que a internacionalização vem sendo gradativamente institucionalizada nas universidades, no âmbito do planejamento e da estrutura organizacional, o presente estudo busca compreender as razões que as motivam a participar do processo. Entender as razões contribui no estabelecimento de políticas específicas para o tema, visto que é etapa inicial para o planejamento. Classificado como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, o estudo delimitou três instituições federais de ensino superior (IFES) no Ceará com ações reconhecidas de internacionalização. Na pesquisa de campo, realizaram-se entrevistas com gestores das IFES envolvidos no fenômeno, e na pesquisa documental coletaram-se dados sobre o histórico de atuação das IFES na internacionalização. Os resultados evidenciam que as principais razões consistem em: capacitação docente, capacitação discente nas dimensões profissional e cultural, busca por reputação e reconhecimento e pressões ambientais. As diferenças entre as IFES podem ser explicadas pela sua história e missão institucional. Os resultados são convergentes com a literatura e contribuem como diretrizes na elaboração do planejamento de políticas institucionais para internacionalização.

Palabras clave : Internacionalização; Instituições de ensino superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )