SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Internationalize for what? The rationales for public institutions of higher education in CearáConstruction of the regulatory framework for brazilian higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

BARREYRO, Gladys Beatriz; SANTOS, Poliana Pereira dos  and  FERREIRA, Flávio Batista. Rankings acadêmicos internacionais nas mídias de duas universidades de pesquisa brasileiras. Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.3, pp.822-844. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000300010.

Os rankings acadêmicos internacionais, criação do século XXI, têm se tornado uma frequente fonte de referência acerca da qualidade da educação superior para o grande público, apesar de receberem críticas variadas quanto a sua legitimidade e confiabilidade. Este texto apresenta os resultados de um estudo sobre os usos dos rankings em mídias impressas e eletrônicas de duas universidades brasileiras: a Universidade de São Paulo e a Universidade Estadual de Campinas. Através da análise das matérias, realizou-se uma caracterização das formas como os resultados dos rankings internacionais foram divulgados por estas universidades em suas mídias oficiais, de modo a buscar indícios de possíveis usos durante o período de 2013-2017. Verificou-se que eles são descritos, explicados e utilizados em diversas comparações. Embora os resultados obtidos pelas universidades nas classificações sejam comemorados, também há críticas e suas limitações são expostas, principalmente por acadêmicos ocupando cargos de gestão e por estudiosos da temática.

Keywords : Rankings acadêmicos; Universidade; USP; UNICAMP; Mídias acadêmicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )