SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Internacionalizar para quê? As razões de instituições públicas de ensino superior no CearáConstrução do marco regulatório da educação superior brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

BARREYRO, Gladys Beatriz; SANTOS, Poliana Pereira dos  y  FERREIRA, Flávio Batista. Rankings acadêmicos internacionais nas mídias de duas universidades de pesquisa brasileiras. Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.3, pp.822-844. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000300010.

Os rankings acadêmicos internacionais, criação do século XXI, têm se tornado uma frequente fonte de referência acerca da qualidade da educação superior para o grande público, apesar de receberem críticas variadas quanto a sua legitimidade e confiabilidade. Este texto apresenta os resultados de um estudo sobre os usos dos rankings em mídias impressas e eletrônicas de duas universidades brasileiras: a Universidade de São Paulo e a Universidade Estadual de Campinas. Através da análise das matérias, realizou-se uma caracterização das formas como os resultados dos rankings internacionais foram divulgados por estas universidades em suas mídias oficiais, de modo a buscar indícios de possíveis usos durante o período de 2013-2017. Verificou-se que eles são descritos, explicados e utilizados em diversas comparações. Embora os resultados obtidos pelas universidades nas classificações sejam comemorados, também há críticas e suas limitações são expostas, principalmente por acadêmicos ocupando cargos de gestão e por estudiosos da temática.

Palabras clave : Rankings acadêmicos; Universidade; USP; UNICAMP; Mídias acadêmicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )