SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Avaliação institucional de graduados em farmácia sobre sua formação em saúde para o SUSModelo curricular formativo e integrativo na Odontologia: uma análise do ensino da Biossegurança índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

COSTA, Joyce Pereira da; COSTA, Ana Ludmila Freire  y  YAMAMOTO, Oswaldo Hajime. A internacionalização na política científica brasileira e seus impactos para os programas de pós-graduação. Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.3, pp.881-899. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000300013.

A investigação objetivou identificar as concepções e os direcionamentos conferidos à internacionalização da pós-graduação pela política científica brasileira. Analisamos o conteúdo de 10 documentos da política científica brasileira que apresentam as principais diretrizes para o desenvolvimento do setor. Verificamos que a internacionalização é abordada como meio que aparece predominantemente direcionada ao mercado, como sinônimo de qualidade e serve de instrumento de exclusão aos financiamentos por parte dos programas de pós-graduação (PPGs). Tais pontos impactam o desenvolvimento dos PPGs e da ciência aí produzida, limitando sua potencialidade de contribuir para responder às reais necessidades de toda a população. Diante disso, argumentamos que qualquer tentativa de internacionalização que contribua para o desenvolvimento científico e social exige um reposicionamento global quanto ao papel social da ciência que esteja alinhado a uma perspectiva de transformação social.

Palabras clave : Inserção internacional; Responsabilidade social da ciência; Pós-graduaçã.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )