SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Application of the crowdsourcing concept in the assessment of higher education institutions: a comparative study of public and private institutionsAnxiety in the university and its relationship with social skills author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

MARCON, Mônica  and  ALVES, Tiago Wickstrom. Modelos instituidores do ensino superior brasileiro alemão e francês: uma revisão crítica da literatura sob a ótica da empregabilidade. Avaliação (Campinas) [online]. 2022, vol.27, n.1, pp.27-48. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000100003.

A relação entre ensino superior e a empregabilidade é o tema do presente artigo. O objetivo é estabelecer fatos estilizados dos modelos de ensino superior Napoleônico (Francês) e Humboldtiano (Alemão) que evidenciem o perfil do egresso em termos de habilidades e competências para o mercado de trabalho. Tais modelos de ensino superior que influenciam a universidade brasileira desde sua constituição, geram habilidades e competências que se diferem em função do processo educacional a que se propõem, atuando sobre a empregabilidade de maneira peculiar. A metodologia empregada foi a elaboração de fatos estilizados a partir da revisão crítica da literatura. Os resultados revelaram que enquanto o modelo de ensino superior Napoleônico foca em desenvolver características práticas, o modelo de ensino Humboldtiano foca no desenvolvimento do pensar crítico do indivíduo.

Keywords : crise no ensino superior; modelos de ensino superior; empregabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )