SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Aplicação do conceito de crowdsourcing na avaliação de instituições de ensino superior: um estudo comparativo entre instituições públicas e privadasA ansiedade no meio universitário e sua relação com as habilidades sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

MARCON, Mônica  e  ALVES, Tiago Wickstrom. Modelos instituidores do ensino superior brasileiro alemão e francês: uma revisão crítica da literatura sob a ótica da empregabilidade. Avaliação (Campinas) [online]. 2022, vol.27, n.1, pp.27-48. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000100003.

A relação entre ensino superior e a empregabilidade é o tema do presente artigo. O objetivo é estabelecer fatos estilizados dos modelos de ensino superior Napoleônico (Francês) e Humboldtiano (Alemão) que evidenciem o perfil do egresso em termos de habilidades e competências para o mercado de trabalho. Tais modelos de ensino superior que influenciam a universidade brasileira desde sua constituição, geram habilidades e competências que se diferem em função do processo educacional a que se propõem, atuando sobre a empregabilidade de maneira peculiar. A metodologia empregada foi a elaboração de fatos estilizados a partir da revisão crítica da literatura. Os resultados revelaram que enquanto o modelo de ensino superior Napoleônico foca em desenvolver características práticas, o modelo de ensino Humboldtiano foca no desenvolvimento do pensar crítico do indivíduo.

Palavras-chave : crise no ensino superior; modelos de ensino superior; empregabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )