SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Eficiência das universidades federais brasileirasA experiência de ensino remoto durante a pandemia de Covid-19: determinantes da avaliação discente nos cursos de humanas da Unifesp índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

PRADO, Antonio Fernando Bertachini de Almeida. Avaliação Acadêmica Multidimensional com o uso do “U-Multirank”. Avaliação (Campinas) [online]. 2022, vol.27, n.1, pp.159-182. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000100009.

A avaliação de instituições Acadêmicas é um tópico de grande interesse no mundo e sempre trouxe muitas polêmicas. Esse assunto é atual no Brasil, pois a CAPES estuda novas formas de avaliação para a Pós-Graduação brasileira. A ideia principal é usar um modelo multidimensional, de forma a valorizar aspectos que são importantes para instituições Acadêmicas e para as comunidades onde estão inseridas, mas que não são captados pela avaliação atual, bastante focada em resultados gerados por pesquisas de ponta. Na ausência de uso de métodos multidimensionais de avaliação acadêmica no Brasil, é interessante analisar experiências internacionais nessa área para aprimorar o entendimento de como eles funcionam. Nesse cenário destaca-se o ranking acadêmico internacional “U-Multirank”, criado na Europa e que tem resultados desde 2014. O presente estudo analisará as Dimensões e Indicadores desse ranking e mostrará as correlações existentes entre Dimensões e Indicadores nas instituições de Ensino Espanholas.

Palavras-chave : rankings acadêmicos; avaliação da educação superior; avaliação multidimensional; gestão universitária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )