SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1The remote learning experience during the Covid-19 pandemic: determinants of student assessment in humanities courses at Unifesp author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

CALDERON, Adolfo-Ignacio; WANDERCIL, Marco; COSTA, Rafael Fernando da  and  MENEGHEL, Stela Maria. Relato NEWTON CESAR BALZAN Fazer doutorado não é para qualquer um. Avaliação (Campinas) [online]. 2022, vol.27, n.1, pp.205-221. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000100011.

Formação de professores, qualidade do ensino, avalição e autoavaliação institucional, sempre foram estudadas em profundidade pelo professor Newton César Balzan. Persona que soube combinar seu marcante papel na docência e atividades de gestão com proeminente participação na história de duas grandes universidades no Estado de São Paulo, tem na educação, reconhecidamente, seu trabalho de pesquisador e divulgador científico dessa área do conhecimento. Com o objetivo de abordar o processo de formação de pesquisadores em nível de doutorado na visão do professor Newton Cesar Balzan, retomamos elementos marcantes de sua trajetória por meio de lembranças, cartas, mensagens, e-mails trocados entre o homenageado e os autores, assim como, transcrição de sua fala no projeto Vivências realizado em 2016, no âmbito da disciplina obrigatória “A produção do conhecimento no campo das Ciências da Educação” do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. No intuito de manter viva a voz do professor Balzan, este texto contém também aspectos pessoais com forte vínculo emocional, devido a influência exercida pelo homenageado nos autores deste.

Keywords : Newton Cezar Balzan; doutorado em educação; avaliação institucional; educação superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )