SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Acesso e permanência na educação superior como direito: sobre os impactos das políticas de assistência estudantil e ações afirmativas na UFOBInternacionalização do ensino superior e cooperação educacional: o caso do pec-g na voz dos estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

FORIM, Andréia Businaro  e  RIGOLIN, Camila Carneiro Dias. Um estudo da mobilidade acadêmica internacional em cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos no âmbito dos programas AUGM, Bracol, Bramex e Acordos bilaterais de cooperação. Avaliação (Campinas) [online]. 2022, vol.27, n.2, pp.281-304. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000200005.

O processo de internacionalização do ensino superior avançou muito nos últimos anos e passou a ser prioridade nas agendas institucionais, como forma de possibilitar o avanço científico/tecnológico, determinante para que as Universidades apareçam no contexto internacional. As atividades associadas à internacionalização vão muito além da mobilidade transfronteiriça de estudantes, pois engloba também o desenvolvimento curricular, a cooperação internacional, o desenvolvimento de pessoal, entre outros aspectos. Neste cenário, esta pesquisa teve o objetivo de avaliar a mobilidade acadêmica internacional em cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no âmbito dos programas Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), Programa de Mobilidade Acadêmica Brasil-Colômbia (BRACOL), Programa de Mobilidade Acadêmica Brasil-México (BRAMEX) e acordos bilaterais de cooperação, no período de 2016 a 2019. A presente pesquisa é descritiva e adotou a metodologia quantitativa de survey ou levantamento. A coleta de dados foi feita através de pesquisa documental e aplicação de questionário. A análise dos resultados foi feita por meio do Ranking Médio (RM) dos itens Likert dentro de cada categoria. Dentre os resultados, pode-se inferir que apesar de a mobilidade acadêmica internacional na UFSCar estar em expansão, é possível implementar ações de melhorias com o intuito de aumentar a mobilidade de estudantes incoming e outgoing, a partir dos pontos de fragilidade detectados por meio do questionário. O estudo também buscou oferecer subsídios para ações institucionais por meio dos indicadores apresentados. A limitação e sugestões para estudos futuros são apresentados nas considerações finais.

Palavras-chave : internacionalização; ensino superior; mobilidade acadêmica internacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )