SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Internationalization of higher education and educational cooperation: the pec-g from the students’s point of viewDescriptive study on the evaluation system of higher education courses in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

TREVISAN, Amarildo Luiz. Arquivos da violência na educação e suas mediações na linguagem e na memória. Avaliação (Campinas) [online]. 2022, vol.27, n.2, pp.326-346. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000200007.

O artigo visa a debater a viabilidade da institucionalização de práticas dialógicas informadas como contraponto e prevenção à violência na educação. Para isso, trata das dificuldades de seus registros em arquivos e o imperativo de (re)construir mediações dialogadas e propositivas, com vistas a sua melhor compreensão e enfrentamento na convivência da relação educando e educador. O objetivo é investigar as contribuições de Benjamin, Agamben, Bernstein e Ricoeur, entre outros autores, sobre a relação entre violência, linguagem e memória. A proposta pretende adotar a perspectiva da hermenêutica reconstrutiva, complementando-se através dos estudos da Escola de Frankfurt. A abordagem enquadra-se no âmbito do objeto investigado, principalmente por levar em consideração o lugar do outro, algo negado no contexto ou na era da violência que estamos vivendo.

Keywords : filosofia da educação; violência; linguagem..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )