SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Archives of violence in education and their mediations in language and memoryFocusing on the evaluation policies, regulation and supervision of federal institutes of education, science and technology from normative acts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira  and  LEITE, Carlinda. Estudo descritivo sobre o sistema de avaliação de cursos de educação superior em Portugal. Avaliação (Campinas) [online]. 2022, vol.27, n.2, pp.347-365. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000200008.

O artigo apresenta um estudo que teve como objetivo analisar a avaliação de cursos do ensino superior em Portugal decorrente do Processo de Bolonha. A pesquisa seguiu uma metodologia de orientação qualitativa, de caráter descritivo e de análise documental, focada nos critérios e procedimentos seguidos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, responsável por este processo em Portugal. Os resultados obtidos apontam que a avaliação de cursos, à semelhança do que é desejado no Espaço Europeu de Ensino Superior, tem como intenção garantir a qualidade da educação e apoiar os planos de melhoria da educação superior em Portugal. Os resultados permitiram ainda constatar que a qualidade, sendo um conceito historicamente situado, nesta era da globalização, é associada às exigências do mercado e da internacionalização, isto é, está em linha com a ideia de que este nível de ensino tem a função de produzir conhecimento numa rede de contatos e parcerias internacionais.

Keywords : educação superior; cursos; Portugal; avaliação da qualidade; A3ES..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )