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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

SILVA, Layonize Felix Correia da  and  BERTO PUCCA, Manuela. Produtividade científica e tecnológica dos docentes da Universidade Federal de Roraima. Avaliação (Campinas) [online]. 2022, vol.27, n.2, pp.388-408. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000200010.

O mapeamento da produção científica e tecnológica dos docentes de uma universidade é essencial para compreender a dinâmica que envolve a produção intelectual, tanto para os pesquisadores quanto para a universidade e sociedade, além de ser quesito para recomendação e avaliação de cursos de graduação e pós-graduação. Neste artigo, apresenta-se o mapeamento e análise da produção científica e tecnológica dos docentes de carreira de Magistério Superior da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no período de 2015 a 2020. Trata-se de um estudo descritivo quantitativo, constituído por dados relacionados à produção científica (artigos, livros e capítulos) e tecnológica (ativos de Propriedade Intelectual) de 595 currículos disponibilizados na Plataforma Lattes. Este estudo contribui de forma teórica e empírica com a apresentação da evolução de produção científica e tecnológica dos docentes da UFRR, em que se identificaram 3756 produções no sexênio. Apesar da crescente produção no período analisado, ressalta-se a discrepância entre o quantitativo de produção científica (n= 99,7%) e a tecnológica (n= 0,3%). No aspecto qualitativo, foi identificada uma baixa quantidade de produções nos estratos superiores do Qualis Periódicos, apesar do crescimento de 167% de artigos publicados em periódicos Qualis A1. Este estudo demonstra a importância de realizar análise da produção científica das instituições, objetivando um planejamento estratégico e inovador, a fim de aprimorar e incentivar a produtividade científica e tecnológica docente.

Keywords : produção científica; produção intelectual; educação superior..

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