SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Produtividade científica e tecnológica dos docentes da Universidade Federal de Roraima índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

SINGH, Ananda Silva; KANIAK, Vivien Mariane Massaneiro  e  ORSIOLLI, Thálita Anny Estefanuto. Avanços no desenvolvimento dos princípios para a educação da gestão responsável: um estudo em instituições signatárias do PRME no sul e sudeste do Brasil. Avaliação (Campinas) [online]. 2022, vol.27, n.2, pp.409-430. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000200011.

A preocupação em implementar uma gestão responsável gerando valor sustentável no ensino superior fez com que a iniciativa denominada Principles for Responsible Management Education (PRME) fosse criada. O objetivo é orientar escolas de negócios a implementar a gestão responsável. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como são desenvolvidos os princípios do PRME em quatro escolas de negócios signatárias da iniciativa, localizadas nas regiões sul e sudeste do Brasil. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, cuja estratégia foi o estudo de casos múltiplos. Os dados coletados foram por meio de entrevistas semiabertas e documentos. Os resultados evidenciam que as instituições analisadas realizam diferentes ações para operacionalizar os princípios. O desenvolvimento de parcerias e a abordagem da gestão responsável em disciplinas dos cursos de gestão foi uma ação encontrada em todas as universidades. Esta pesquisa contribuiu teoricamente no avanço da literatura sobre o tema, trazendo evidências empíricas de ações e práticas realizadas por escolas de negócios brasileiras para desenvolver os princípios para a educação da gestão responsável. Espera-se que esta pesquisa possa gerar insights em agentes de mudança ligados a escolas de negócios além de auxiliar no planejamento e execução de ações no sentido de operacionalizar os princípios da gestão responsável.

Palavras-chave : gestão responsável; instituições de ensino superior; PRME..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )