SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Avaliação da produção acadêmicaA pós-graduação sob a perspectiva dos egressos: um estudo de autoavaliação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

CALVOSA, Marcello Vinicius Doria; SANTOS, Yasmin Chales; SANTOS, Isabel Chales  e  CASTRO, Pedro Marcos Roma de. A contribuição de pós-doutores Bolsistas CAPES no conjunto da produção científica: o caso UFRRJ. Avaliação (Campinas) [online]. 2022, vol.27, n.3, pp.446-469. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000300004.

O objetivo do trabalho foi analisar a ação e a atuação do quadro docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), capacitados com o pós-doutorado, em suas contribuições ao conjunto de produção científica e tecnológica, a partir do específico recorte dos pesquisadores que realizaram o estágio pós-doutoral com o apoio de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O levantamento de dados ocorreu em forma censitária, envolvendo todo os docentes permanentes de todas as áreas do conhecimento da UFRRJ, ex-bolsistas CAPES e que atuam no sistema de pós-graduação da instituição. A análise foi realizada por meio dos seus Currículos Lattes. Os doutores recentes (i. e. com baixo interstício entre o doutorado e o pós-doutorado) apresentaram queda nas suas produções tecnológicas e científicas. Na instituição, o pós-doutorado mostrou ser mais vantajoso para o grupo de doutores seniores, que aumentam as médias de sua produção anual e influenciam mais o sistema e programa de pós-graduação.

Palavras-chave : UFRRJ; pós-doutorado; CAPES..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )