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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

TAVARES, Francisco José Pereira et al. Evasão no Ensino Superior: em pauta os cursos de Licenciatura em Educação Física da UFPEL. Avaliação (Campinas) [online]. 2022, vol.27, n.3, pp.571-590. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000300010.

Este artigo trata da evasão no ensino público superior após o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. O estudo visou diagnosticar a situação da evasão nos cursos de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, e identificar os principais fatores apontados pelos evadidos. Foi realizado uma análise documental a respeito dos acadêmicos ingressantes nos cursos entre os anos de 2010 e 2013 e aplicação de um questionário com 52 participantes. A pesquisa concluiu que a taxa média de evasão dos dois cursos foi de 48%, essa taxa é similar à média dos cursos de licenciatura da UFPEL, mas é superior à média nacional dos cursos de Educação Física (38%), sendo a principal causa para a evasão a dificuldade em conciliar trabalho e estudo.

Palavras-chave : evasão; ensino superior; educação física; licenciatura.

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