SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Madurez de la gobernanza y creación de valor público en instituciones públicas de educación superior: el caso de las universidades brasileñasMotivación: un reto en la aplicación de metodologías activas en la educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

MENDES-RODRIGUES, Clesnan et al. Redes de pesquisa intencional entre professores de um curso de graduação em Enfermagem. Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023003.  Epub 26-Jun-2023. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100003.

A disponibilidade pública de currículos e dados sobre projetos de pesquisa está oferecendo um novo campo para análise de relações entre pesquisadores e o uso de redes é uma ferramenta adequada para esse fim. No entanto, poucos estudos ainda têm analisado cursos de graduação em Enfermagem que não estão associadas a programas de pós-graduação em Enfermagem. Este estudo avaliou redes de intenção de pesquisa entre professores permanentes de um curso de graduação em Enfermagem de uma instituição brasileira, federal e pública, com base em grupos de pesquisa registrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (conhecido como CNPq) e projetos de pesquisa registrados na Plataforma Lattes. Os grupos de pesquisa e currículos de todos os professores (ativos ou aposentados) foram acessados e avaliado como esses professores interagem por diferentes redes de interação, de acordo com a intenção da pesquisa, baseada em diferentes relações como as entre professores, áreas e instituições. Observou-se redes não estruturadas, com atores sem conexão, presença de vínculos "negligenciados" e possíveis registros inativos relacionados à formação acadêmica. As nuvens de palavras também mostraram que as palavras usadas na maioria das vezes são pouco informativas sobre as temáticas de pesquisa. O uso de redes foi eficaz na interpretação das interações relacionadas à intenção de pesquisa quando aplicada a um curso de graduação, destacando muitos padrões de comportamento do grupo e se apresentou como uma ferramenta eficaz para planejar e compreender as intenções de pesquisa em uma unidade de ensino.

Palabras clave : análise de redes sociais; pesquisa; enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )