SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Motivação: um desafio na aplicação das metodologias ativas no ensino superiorA entrada dos egressos de licenciaturas da educação superior na docência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

MELO, Natália; MENDONCA, Roberta  e  CARDOSO, Fernando da Silva. As intersecções entre gênero e educação em direitos humanos na produção do conhecimento (2015-2020). Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023005.  Epub 26-Jun-2023. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100005.

A educação é ferramenta que transforma as relações sociais. Assim, compreender como se dá a construção do conhecimento na intersecção que se perfaz com as discussões sobre Educação em Direitos Humanos e gênero faz com que tenhamos uma sociedade mais cidadã e que respeite as diferenças entre os sujeitos. Acerca disso, o objetivo geral deste estudo parte da análise da produção do conhecimento que intersecciona a Educação em Direitos Humanos e gênero nos Programas de Pós-Graduação brasileiros. Como objetivos específicos, visamos mapear as produções sobre as questões de gênero interseccionadas com a Educação em Direitos Humanos nos Programas de Pós-Graduação no Brasil; e refletir sobre a categoria gênero na produção de conhecimento na área da Educação em Direitos Humanos. Para isso, nos utilizaremos do acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, compreendendo o lapso temporal relacionado aos períodos de 2015 a 2020, momento em que houve a ascensão do discurso conservador acerca dessas temáticas. Além disso, a pesquisa busca perceber em quais Programas e linhas de pesquisa tal intersecção se apresenta de maneira mais contundente. A metodologia utilizada parte do método dialético, com abordagem qualitativa, sendo o tipo de pesquisa de cunho bibliográfico, exploratório e descritivo, com coleta de dados documentais e análise de conteúdo.

Palavras-chave : educação em direitos humanos; gênero; pós-graduação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )