SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28As intersecções entre gênero e educação em direitos humanos na produção do conhecimento (2015-2020)A educação a distância como estratégia de captação de alunos após a redução| da oferta do Fies índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

VIEIRA, André de Holanda Padilha; PAUL, Jean-Jacques  e  BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira. A entrada dos egressos de licenciaturas da educação superior na docência. Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023006.  Epub 26-Jun-2023. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100006.

Este artigo analisa a relação entre as diferenças qualitativas na formação dos graduados dos cursos de licenciatura da educação superior e os resultados que os egressos obtêm no emprego formal no Brasil. Utilizamos os dados do Enade 2011 e RAIS 2014 para investigar dois tipos de resultados dos graduados no mundo do trabalho: (1) entrada no emprego formal; e (2) emprego na ocupação típica de docência. A análise indica desigualdades nos resultados por gênero, raça e, sobretudo, nível socioeconômico dos egressos, além de mostrar que as diferenças qualitativas na educação superior importam para o seu destino ocupacional.

Palavras-chave : educação superior; formação docente; mercado de trabalho para docentes; educação básica; estratificação social.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )