SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Public Policies for Financial Education: From Historical Processes to Practical Actions in Higher Education InstitutionsIntellectual Property Management in Public Higher Education Institutions in Minas Gerais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

GUILHERME, Alexandre; COSTA, Joacir Marques da; ALVES, Camila Aloisio  and  SANTOS, Cristiane Silveira dos. Expressões do machismo entre universitários de uma instituição do Sul do Brasil. Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023024.  Epub Nov 24, 2023. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100038.

O presente artigo aborda a temática machismo a partir dos resultados das análises estatísticas descritivas oriundas do estudo “A Violência na População Universitária”. Para tanto, foi utilizado como método a aplicação do instrumento IV-SOPRA (Index de Violência Sofrida e Praticada) entre estudantes (n=510) de uma universidade pública do sul do país. As análises estatísticas descritivas sobre o machismo foram realizadas a partir do ponto de vista do espectador, do perpetrador e da vítima de manifestações machistas, o que suscitou diferentes reflexões. Para além dos números buscamos compreender o conceito de machismo. Acreditamos neste texto como uma ótima oportunidade de discutir o contexto universitário que, para além de um reprodutor do comportamento social, precisa ser um espaço construtor de novas óticas e novos conceitos que trabalhem em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

Keywords : machismo; violência; diferença; universidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )