SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Assessment of the quality of life of university students during the COVID-19 pandemicTwenty years of the National Higher Education Assessment System – SINAES in Brazil: trajectory, principles, dilemmas and trends author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

MEDEIROS, Larissa Campos de  and  LETA, Jacqueline. Formação para a inovação nas Ciências Biológicas: análise de disciplinas e percepção dos egressos. Avaliação (Campinas) [online]. 2024, vol.29, e024012.  Epub Sep 26, 2024. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id278547.

Este estudo buscou identificar se a formação de mestres e doutores da grande área Ciências Biológicas os prepara para atuar com inovação. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem metodológica qualiquantitativa. Foram analisadas as disciplinas oferecidas nos programas de pós-graduação desta grande área, assim como as respostas de 5.186 egressos a um questionário sobre a formação profissional nas pós-graduações brasileiras. Os resultados apontam a existência de iniciativas e exemplos de sucesso relacionados a inovação e empreendedorismo no ambiente acadêmico, mas estes parecem ser exceções. Em geral, os programas ofertaram poucas disciplinas, atividades e iniciativas para preparar os estudantes a atuar com processos e ambientes de inovação.

Keywords : pós-graduação; inovação; mestres e doutores.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )