Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765
Abstract
MEDEIROS, Larissa Campos de and LETA, Jacqueline. Formação para a inovação nas Ciências Biológicas: análise de disciplinas e percepção dos egressos. Avaliação (Campinas) [online]. 2024, vol.29, e024012. Epub Sep 26, 2024. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id278547.
Este estudo buscou identificar se a formação de mestres e doutores da grande área Ciências Biológicas os prepara para atuar com inovação. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem metodológica qualiquantitativa. Foram analisadas as disciplinas oferecidas nos programas de pós-graduação desta grande área, assim como as respostas de 5.186 egressos a um questionário sobre a formação profissional nas pós-graduações brasileiras. Os resultados apontam a existência de iniciativas e exemplos de sucesso relacionados a inovação e empreendedorismo no ambiente acadêmico, mas estes parecem ser exceções. Em geral, os programas ofertaram poucas disciplinas, atividades e iniciativas para preparar os estudantes a atuar com processos e ambientes de inovação.
Keywords : pós-graduação; inovação; mestres e doutores.












