SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

VENEGAS URENDA, Pablo A. et al. Física dos materiais e a tecnologia do século XX. Ciência educ. [online]. 1995, vol.01, pp.99-127. ISSN 1516-7313.

O século XX presenciou uma revolução tecnológica comparável, segundo alguns especialistas, à revolução industrial. Os efeitos, benéficos ou não, dos avanços tecnológicos sobre a vida das pessoas e da sociedade é algo evidente e que pode ser notado todo dia. Com certeza os materiais tiveram e ainda têm desempenhado um papel fundamental neste processo. Foi com o advento da chamada física moderna, no início do século, que foi possível entender melhor as propriedades físicas dos materiais e desta forma ampliar sobremaneira as possibilidades de aplicações dos mesmos. Neste texto iremos abordar alguns aspectos da aplicação de quatro classes de materiais: os metais, supercondutores, semicondutores e os polímeros. Serão feita inicialmente, com objetivo introdutório, uma abordagem rápida das principais idéias da chamada mecânica quântica e dos chamados materiais sólidos

Keywords : Física; Mecânica Quântica; Física dos Sólidos; Século XX; Materiais Metálicos; Ligas Metálicas; Bioquímica; Supercondutores.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )