SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02Prática docente: uma análise das concepções psico-pedagógicasSaber do corpo, saber do mundo: as relações humanas e de conteúdos de ensino no quotidiano da sala de aula índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Apontamentos para um estudo do discurso e do estilo matemáticos e algumas de suas implicações para a educação matemática. Ciência educ. [online]. 1996, vol.02, pp.18-25. ISSN 1516-7313.

Na falta de definição e caracterizações precisas sobre o discurso e o estilo matemáticos, este estudo pretende investigá-los a partir de suas manifestações, numa trajetória que encontra referência na filosofia Heideggeriana e nas abordagens qualitativas de pesquisa fundadas na Fenomenologia. Inicia com considerações sobre os discursos científico e pedagógico da Matemática, alinhava certos compromissos da Educação Matemática, e termina com a determinação, do ponto de vista do autor, do estilo da Matemática, ligando-o às considerações anteriores. Sem conclusões definitivas, este estudo pretende ser uma colaboração para0 tema.

Palabras clave : Educação Matemática; Matemática; Discurso; Estilo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )