SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02Determinação de chumbo em amostras de fluídos biológicos e ambientaisAnomalias congênitas e aconselhamento genético índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SAEKI, Margarida Juri. Sistemas eletroquímicos, sua eficiência na produção de energia e contribuição na preservação do Meio Ambiente. Ciência educ. [online]. 1996, vol.02, pp.57-66. ISSN 1516-7313.

Sistemas eletroquímicos são sistemas que produzem energia elétrica diretamente da energia química dos combustíveis. A eficiência da transformação direta não sofre as limitações da lei de Carnot e portanto proporciona um melhor aproveitamento das fontes de energias. A produção de poluentes é extremamente baixa contribuindo para a conservação do meio ambiente. Os combustíveis geralmente são obtidos de fontes primárias como carvão, compostos orgânicos, urânio, etc, que são esgotáveis. Portanto sistemas que levam a economia destas merecem um destaque maior. Um exemplo de sistema eletroquímico comum no nosso dia a dia é a pilha. As recarregáveis contribuem ainda mais para o ambiente pois são recarregadas utilizando energia elétrica obtidas de fonte não poluidora (hidrelétrica) no caso do Brasil. A contaminação provocada por componentes dos sistemas descartáveis podem ser eliminadas. Um exemplo de sistema ainda não comum cuja aplicação prática tomará viável num futuro próximo é a célula à combustível. Estes serão utilizadas tanto como geradores de energia elétrica estacionária próximas aos locais de consumo, assim como em automóveis, utilizando fontes químicas baratas como metano.

Palabras clave : Células a Combustível; Sistemas Eletroquímicos; Energia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )