SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03A pesquisa e o ensino de ciências: relato de uma experiênciaUm obstáculo à aprendizagem de conceitos em biologia: geração espontânea x biogênese índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

CABRAL, Tânia Cristina Baptista. Educação e psicanálise: buscando outros paradigmas. Ciência educ. [online]. 1996, vol.03, pp.32-45. ISSN 1516-7313.

Tentamos mostrar que é necessário ultrapassar a visão do entendimento sobre a aprendizagem como se equacionando e resolvendo exclusivamente através do domínio cognitivo. Fazemos da linguagem o ponto fundante dessa tentativa. Elaboramos um quadro de analogias a partir da conexão Educação Matemática e Psicanálise em vertente lacaniana em que a experiência de aprendizagem é pensada como processo de rupturas evidenciadas nas claudicações da fala do aluno ultrapassando o mero "erro" matemático e envolvendo seu saber sobre os vínculos que estabelece com os esquemas e conteúdos diante da demanda institucional Retomamos um caso apresentado numa revista da área de Educação Matemática e o discutimos. numa breve análise à luz do trabalho das analogias que estamos formulando. Por fim. fazemos algumas considerações sobre as limitações, tanto do estágio atual das compreensões relativas à mudança conceitual quanto da concepção do processo de aprendizagem segundo o olhar piagetiano.

Palabras clave : Educação Matemática e Psicanálise; Mudança Conceitual; Produção de Significado.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )