SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04Internet e o ensino de ciências: situação atualMétodos de coleta e tratamento de material botânico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

MORGADO, Maria José Lenharo. Logo: uma formação reflexiva de professores. Ciência educ. [online]. 1997, vol.04, pp.65-77. ISSN 1516-7313.

O presente artigo apresenta investigações referentes à utilização da linguagem computacional Logo por professores de matemática da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo, após participarem de um curso de formação em Logo. Partiu-se do pressuposto de que para o professor de matemática atuar de modo efetivo nesse ambiente, além do domínio da linguagem Logo. ele deve vivenciar a Metodologia Logo de ensino-aprendizagem, ou seja seus princípios filosóficos, bem como estudar as teorias psico-pedagógicas que lhe dão suporte, e discutir as questões pedagógicas próprias desse ambiente computacional. Procurou-se identificar e analisar como os professores exerceram seu papel no ambiente Logo de aprendizagem e se essa atuação dependeu de como o professor compreendeu e vivenciou as componentes pedagógica e computacional evidenciadas no curso de formação.

Palabras clave : Curso de Formação de Professores de Matemática em Logo; PapeI do Prof. no Ambiente Logo; Concepções dos Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )