SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número01O escrito e o oral: uma discussão inicial sobre os métodos da históriaO ensino de conteúdos de história e filosofia da ciência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

NASCIMENTO JUNIOR, Antônio Fernandes. Fragmentos da construção histórica do pensamento neo-empirista. Ciência educ. [online]. 1998, vol.05, n.01, pp.37-54. ISSN 1516-7313.

O presente trabalho procura identificar as idéias principais na construção histórica do pensamento neo-empirista a partir da visão mecânica do mundo e do método hipotético-dedutivo de Descartes. O método indutivo moderno é apresentado por Bacon e os empiristas ingleses colaboram na questão do pensamento “a posteriori”. No século XIX surge o positivismo que exclui a metafísica e considera a explicação dos fatos apenas como relações de sucessão e similidade. É nesse âmbito que se constroem as bases do método experimental moderno. No início do século XX, se desenvolve a ciência neoempirista cujas principais proposições são (1) a idéia da verificabilidade como forma de conferir a veracidade das teorias a partir da indução e das probabilidades e (2) o crescimento contínuo e acumulativo do conhecimento científico. Popper apresenta a impossibilidade de se obter grandes teorias oriundas da indução e sugere a substituição da indução pela dedução e da verificabilidade pela falseabilidade. Kuhn afirma que o conhecimento científico depende de paradigmas convencionais e Lakatos explica que a ciência não é uma sucessão temporal de períodos normais e revoluções, e sim sua justaposição.

Palabras clave : Filosofia da Ciência; Epistemologia; Neo-empirismo; História da Ciência; Paradigma.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )