SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 issue01O ensino de conteúdos de história e filosofia da ciênciaA história da ciência iluminando o ensino de visão author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

NEVES, Marcos Cesar Danhoni. A história da ciência no ensino de física. Ciência educ. [online]. 1998, vol.05, n.01, pp.73-81. ISSN 1516-7313.

Neste artigo procura-se mostrar a necessidade de um ensino de física contextualizado em sua história, frisando a sua não linearidade e as diferentes leituras que dela podemos ter. Diferentes aspectos da história da ciência e de sua aplicabilidade em sala de aula são apresentados, na forma de exemplos concretos possíveis para um ensino não-formal. Alguns resultados de pesquisas em conceituação espontânea a partir de situações específicas (especialmente sobre a Terra e sua posição no universo), são apresentados num contexto de possíveis mudanças conceituais e planejamentos de atividades em sala de aula. O uso da história da ciência e, em especial, da cosmologia, é abordado como possibilidade de definir rumos para a pesquisa básica e para mudar paradigmas vigentes.

Keywords : História da Ciência; Ensino de Física; Ensino Não-Formal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )