SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número02Conteúdos de química em livros didáticos de ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

MONTEIRO JUNIOR, Francisco Nairon  e  MEDEIROS, Alexandre. Distorções conceituais dos atributos do som presentes nas sínteses dos textos didáticos: aspectos físicos e fisiológicos. Ciência educ. [online]. 1998, vol.05, n.02, pp.01-13. ISSN 1516-7313.

As pesquisas em ensino têm mostrado que os livros didáticos exibem uma tendência reducionista e, ao mesmo tempo, distorcida na apresentação dos diversos conteúdos da física clássica. Com base na busca de distorções desta natureza, centramos nossa investigação na catalogação e análise das apresentações das qualidades fisiológicas do som por textos didáticos do ensino fundamental e médio. Em tal pesquisa constatamos, no processo de transposição didática, distorções conceituais sob vários aspectos, existindo ainda uma forte negligência no tratamento dos aspectos fisiológicos presentes na apresentação dos conceitos de altura, intensidade e timbre.

Palavras-chave : Análise de Livro Didático; Som; Altura; Intensidade; Timbre; Distorções Conceituais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )