SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número02Distorções conceituais dos atributos do som presentes nas sínteses dos textos didáticos: aspectos físicos e fisiológicosOs programas de pesquisa de Lakatos: uma leitura para o entendimento da construção do conhecimento em sala de aula em situações de contradição e controvérsia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

TIEDEMANN, Peter W.. Conteúdos de química em livros didáticos de ciências. Ciência educ. [online]. 1998, vol.05, n.02, pp.15-22. ISSN 1516-7313.

São apresentadas algumas tendências modernas do ensino de química, em termos de ensino no contexto, treinamento de habilidades profissionais e construção da cidadania. São discutidos alguns problemas nos conteúdos de química, principalmente dos livros de ciências de 8ª série, mostrando-se que alguns assuntos são impróprios para alunos dessa faixa etária e outros envolvem apenas a memorização, contribuindo para o afastamento dos alunos do estudo de ciências. Finalmente, são apontados diversos equívocos conceituais, comuns em livros didáticos, que dificultam a aprendizagem.

Palavras-chave : Ensino no Contexto; Habilidades Profissionais; Cidadania; Equívocos Conceituais em Livros Didáticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )