SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número02Conteúdos de química em livros didáticos de ciênciasUm estudo sobre formação de conceitos algébricos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

LABURU, Carlos Eduardo; ARRUDA, Sérgio de Mello  y  NARDI, Roberto. Os programas de pesquisa de Lakatos: uma leitura para o entendimento da construção do conhecimento em sala de aula em situações de contradição e controvérsia. Ciência educ. [online]. 1998, vol.05, n.02, pp.23-38. ISSN 1516-7313.

Este trabalho faz uma analogia entre os programas de pesquisa de Lakatos e a dinâmica das idéias dos estudantes em situações de sala de aula. Esta analogia revelou-se uma maneira produtiva de análise do desenvolvimento das concepções dos estudantes durante um processo de discussão. Com as condições de inteligibilidade, plausibilidade e frutibilidade de Posner et alii (1982), pudemos enriquecer a análise baseada previamente nos programas. Mostramos com um exemplo vídeo gravado durante uma aula que a nossa abordagem pode ser efetivamente usada como um instrumento analítico para ajudar o professor a entender e melhorar os processos de ensino e de aprendizagem.

Palabras clave : Construção do Conhecimento; Concepções Alternativas; Conflito Cognitivo; Mudança Conceitual; Programas de Pesquisa; Lakatos; Sala de Aula.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )