SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número02Um estudo sobre formação de conceitos algébricosDesenvolvimento e aprendizagem: reflexões sobre suas relações e implicações para a prática docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

SILVA, Maria Regina Gomes da. Concepções sobre assimilação solidária num curso universitário. Ciência educ. [online]. 1998, vol.05, n.02, pp.49-60. ISSN 1516-7313.

O presente artigo é parte de uma tese de doutorado (Silva, 1997). A pesquisa foca as possibilidades, conseqüências e reflexões epistemológicas da implantação de uma proposta pedagógica alternativa ao ensino tradicional vigente (ETV) na disciplina Cálculo I, do Curso de Licenciatura em Matemática, Unesp, Câmpus de Bauru, durante o ano de 1995. Partindo do Contrato de Trabalho, segundo a Assimilação Solidária (cf. Baldino, 1995a), tematiza a articulação do funcionamento das regras do Contrato com a avaliação e o trabalho em grupo. Ao lado do prêmio ao saber, é considerado o justo prêmio ao trabalho coletivo produzido em sala de aula. A investigação, de ordem qualitativa, localiza-se na vertente Pesquisa-Ação (cf. Thiollent, 1992), na qual o professor-pesquisador tematiza sua própria sala de aula, além de contextualizar os sujeitos no seu meio sócio-histórico-político-cultural.

Palavras-chave : Assimilação Solidária; Avaliação; Trabalho em Grupo; Professor-Pesquisador; Intervenção em Sala de Aula.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )