SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 issue01O trabalho em grupos no laboratório didático: reflexões a partir de um referencial psicanalíticoExpectativas sobre desempenho do professor de física e possíveis conseqüências em suas representações author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

NEVES, Marcos Cesar Danhoni  and  SAVI, Arlindo Antônio. A sobrevivência do alternativo: uma pequena digressão sobre mudanças conceituais que não ocorrem no ensino de física. Ciência educ. [online]. 2000, vol.06, n.01, pp.11-20. ISSN 1516-7313.

O presente trabalho apresenta uma pequena digressão sobre conceituação alternativa realizada com alunos de cursos de graduação em Engenharias e Matemática e de pós-graduação (mestrado) em Física da Universidade Estadual de Maringá. São analisadas, a partir dos resultados de um questionário, as prováveis causas para mudanças conceituais (numa aproximação galileana-newtoniana) que dificilmente ocorrem no longo período de formação superior. Como investigação adicional, são apresentados os resultados de um outro questionário respondido por alunos do quarto ano do curso de Física acerca de conhecimentos sobre a história da física.

Keywords : Conceituação Alternativa; Mudanças Conceituais; História da Ciência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )