SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número01O trabalho em grupos no laboratório didático: reflexões a partir de um referencial psicanalíticoExpectativas sobre desempenho do professor de física e possíveis conseqüências em suas representações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

NEVES, Marcos Cesar Danhoni  y  SAVI, Arlindo Antônio. A sobrevivência do alternativo: uma pequena digressão sobre mudanças conceituais que não ocorrem no ensino de física. Ciência educ. [online]. 2000, vol.06, n.01, pp.11-20. ISSN 1516-7313.

O presente trabalho apresenta uma pequena digressão sobre conceituação alternativa realizada com alunos de cursos de graduação em Engenharias e Matemática e de pós-graduação (mestrado) em Física da Universidade Estadual de Maringá. São analisadas, a partir dos resultados de um questionário, as prováveis causas para mudanças conceituais (numa aproximação galileana-newtoniana) que dificilmente ocorrem no longo período de formação superior. Como investigação adicional, são apresentados os resultados de um outro questionário respondido por alunos do quarto ano do curso de Física acerca de conhecimentos sobre a história da física.

Palabras clave : Conceituação Alternativa; Mudanças Conceituais; História da Ciência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )