SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 issue01A sobrevivência do alternativo: uma pequena digressão sobre mudanças conceituais que não ocorrem no ensino de físicaFormação permanente: a necessidade da interação entre a ciência dos cientistas e a ciência da sala de aula author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de. Expectativas sobre desempenho do professor de física e possíveis conseqüências em suas representações. Ciência educ. [online]. 2000, vol.06, n.01, pp.21-29. ISSN 1516-7313.

Neste artigo focalizamos expectativas quanto ao papel do professor de Física do ensino médio, subentendidas tanto em recursos didáticos, produzidos para esse ensino em seis décadas e associados a diferentes tendências pedagógicas, quanto devidas à produção de resultados de investigações na área de educação em ciência. Supomos que essas expectativas estão relacionadas com representações docentes, entendida a representação na conceituação de Henri Lefebvre. Apontamos a necessidade da reflexão do professor sobre suas próprias representações para chegar à autonomia na organização e execução do seu projeto pedagógico.

Keywords : Desempenho Docente; Projeto Pedagógico; Representações Docentes; Ensino de Física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )