SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número01Expectativas sobre desempenho do professor de física e possíveis conseqüências em suas representaçõesBuscando o caminho do meio: a “sala de espelhos” na construção de parcerias entre professores e formadores de professores de ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

VIANNA, Deise Miranda  y  CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Formação permanente: a necessidade da interação entre a ciência dos cientistas e a ciência da sala de aula. Ciência educ. [online]. 2000, vol.06, n.01, pp.31-42. ISSN 1516-7313.

O trabalho propõe uma reflexão sobre a formação continuada, enfatizando um curso de atualização em conteúdos científicos em desenvolvimento na área de Saúde e Meio Ambiente e a proposta de modificação da prática pedagógica dos cursistas, após freqüência ao curso (Vianna, 1998). Investigamos se os cursistas que assistiram as palestras, freqüentaram laboratórios e vivenciaram o dia a dia dos pesquisadores, modificaram a sua maneira de ver a Ciência e mostraram interesse em alterar a sua prática docente. Estabelecemos as seguintes categorias, a partir das reflexões dos cursistas, relacionadas à formação permanente: reflexão sobre concepção de ensino, adequação e sugestões para a sala de aula e necessidade de oportunidade de formação continuada. Concluímos que, para uma melhor formação permanente de professores das áreas de ciências, a interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aula deve estar presente.

Palabras clave : Formação Permanente; Ensino de Ciências; Pesquisa e Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )