SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 issue01Formação permanente: a necessidade da interação entre a ciência dos cientistas e a ciência da sala de aulaCorpo, comunicação e educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

SILVA, Lenice Heloísa de Arruda  and  SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Buscando o caminho do meio: a “sala de espelhos” na construção de parcerias entre professores e formadores de professores de ciências. Ciência educ. [online]. 2000, vol.06, n.01, pp.43-54. ISSN 1516-7313.

O presente trabalho enfoca a construção de uma parceria entre 35 professores e dois formadores de professores em um programa de formação continuada em Ciências. Segundo depoimentos dos participantes, a utilização e análise de algumas situações homólogas àquelas usualmente vivenciadas pelos professores no ensino de Ciências fez com que problematizassem e redimensionassem suas práticas pedagógicas. Tais situações exemplificam a estratégia "sala de espelhos", proposta por D. Schön, a qual configura-se como um importante recurso na construção de uma parceria intermediária àquela geralmente adotada pela academia, pautada na racionalidade técnica, e a configurada no contexto escolar.

Keywords : Formação Continuada; Parcerias; Ensino de Ciências; Estratégias de Reflexividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )