SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número02Análise do conteúdo de ´saúde´ em livros didáticosFragmentos do pensamento dialético na história da construção das ciências da natureza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

MEDEIROS, Alexandre  y  BEZERRA FILHO, Severino. A natureza da ciência e a instrumentação para o ensino da física. Ciência educ. [online]. 2000, vol.06, n.02, pp.107-117. ISSN 1516-7313.

O propósito deste artigo é o de examinar as convicções filosóficas que dão suporte aos comportamentos de alguns professores de física ao lidarem com o ensino da Física no contexto de um laboratório. Entrevistas foram feitas com professores de "Instrumentação para o Ensino da Física", normalmente apresentadas nos currículos desses cursos, assim como com professores secundários que tivessem previamente feito tal curso. As questões foram formuladas de tal modo que os sujeitos pudessem ser envolvidos numa conversa sobre como ensinar alguns assuntos da física e até que ponto seria importante apelar para a experimentação. Os resultados desta pesquisa revelaram perspectivas diferentes sobre o tema entre os sujeitos, principalmente posições indutivistas e realistas ingênuas, as quais são comentadas neste artigo.

Palabras clave : A Natureza da Ciência; Indutivismo Ingênuo; Realismo Ingênuo; Crenças de Professores de Física.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )