SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número02A natureza da ciência e a instrumentação para o ensino da físicaHume: ceticismo e demarcação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

NASCIMENTO JUNIOR, Antônio Fernandes. Fragmentos do pensamento dialético na história da construção das ciências da natureza. Ciência educ. [online]. 2000, vol.06, n.02, pp.119-140. ISSN 1516-7313.

Este trabalho tem por objetivo identificar uma possível inclinação das ciências naturais em direção ao materialismo dialético. Para tanto, procura-se apresentar a história da dialética a partir da discussão racionalismo/empirismo moderno e seus desdobramentos até as tendências dialéticos contemporâneas. Os autores discutidos são Kant, Hegel, Marx, Engels, Lenin, Horkheimer, Marcuse, Habermas, Bachelard e suas escolas epistemológicas, completadas por Althusser, Lefebvre e Kedrov. Ao lado desses autores discutem-se outros, das duas últimas décadas, procurando extrair-lhes o olhar dialético, oculto em seus discursos acerca da ciência do fim do século. Também se procura encontrar na mecânica quântica, nos fractais, na lógica para-consistente, nos modelos matemáticos e na biologia antideterminista, argumentos para existência de uma forma de abordagem dialética da natureza. Por último, procura-se refletir acerca dos motivos da resistência ao método dialético apresentado pela maioria dos cientistas ocidentais e, sua possível superação.

Palabras clave : Dialética da Natureza; Epistemologia e Dialética; Dialética e Filosofia da Ciência; Dialética; Física e Biologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )